Dicas importantes para o preparo de exames PSA Total e PSA Livre

Quando se trata da sua saúde, cada detalhe conta. Preparar-se adequadamente para exames médicos é fundamental para garantir resultados precisos e confiáveis. No Hospital São Judas Tadeu, valorizamos sua saúde e seu bem-estar, por isso queremos compartilhar algumas orientações essenciais para o preparo de exames de PSA Total e PSA Livre.

Por que o exame de PSA é importante?

O exame de Antígeno Prostático Específico (PSA) é uma ferramenta valiosa na detecção precoce de problemas na próstata, como o câncer de próstata. Esse exame, que mede os níveis de PSA no sangue, auxilia os médicos a avaliar a saúde da próstata e identificar possíveis anomalias.

Dicas de preparo para o exame de PSA Total e PSA Livre

SituaçãoPeríodo de espera 
Após relação sexual com ejaculação.2 dias.
Após prática de ciclismo/equitação. 2 dias.
Após cateterismo/sondagem uretral.  3 dias.
Após toque retal/prostático.3 dias.
Após uso de supositório.3 dias.
Após Ultrassonografia transretal.7 dias.
Após colonoscopia.15 dias.
Após biópsia prostática.6 semanas.
Após massagem prostática.6 semanas

No Hospital São Judas Tadeu, estamos empenhados em fornecer as melhores orientações para sua saúde. Seguir essas dicas de preparo para os exames de PSA Total e PSA Livre garantirá resultados mais confiáveis, auxiliando nossos médicos a realizar avaliações precisas da sua saúde prostática. 

Lembre-se sempre de consultar seu médico para obter orientações personalizadas e esclarecer quaisquer dúvidas relacionadas aos seus exames médicos. Sua saúde está em boas mãos!