5 Dicas de prevenção ao câncer

Além de bem-estar físico e mental, confira 5 dicas para levar uma vida mais saudável e preventiva contra a doença.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer – INCA – cerca de oito milhões de mortes que ocorrem em todo o mundo, são resultados do câncer. Em muitos casos, a origem é genética, são causadas por infecções que não podemos controlar ou até mesmo por causas desconhecidas.

Mas o que deve ser levado em consideração é que através de métodos de prevenção simples, pode-se evitar a doença. Mudanças no hábito de vida podem ser fatores importantes de prevenção.

Conheça 5 hábitos recomendados para levar uma vida saudável e preventiva:

1. Pratica de exercícios físicos regulares
Obesidade e sedentarismo são fatores de risco para o surgimento da doença. Há um aumento de disposição e melhora na qualidade de vida da pessoa. A duração e intensidade da atividade podem variar, para adultos o mínimo recomendado é de 150 horas semanais de atividades moderadas.

2. Não ter excesso de peso
A obesidade tem sido estimada como a principal causa de um a cada cinco novos casos de câncer detectados. A possível razão é a alteração de hormônios (estrógeno, progesterona e androgênios) e nos níveis e fatores de crescimento ligados à insulina, que podem produzir células malignas.

3. Praticar sexo seguro
Aproximadamente 20% de todos os cânceres, estão relacionados á infecções causadas por bactérias ou vírus. Entre os exemplos mais comum estão a bactéria HPylori e o Papiloma Vírus Humano (HPV). O primeiro, depois de instalado no organismo provoca alterações na mucosa do estômago que podem levar ao câncer. Já o HPV, transmitido através da relação sexual, acontece devido a um tipo viral da infecção com potencial para câncer, que se desenvolvido, pode resultar na doença.

4. Utilização do filtro solar
Longas horas no sol podem ser um fator de risco. Os raios emanados pelo sol são responsáveis por alterações celulares, que resultam no câncer. O mais indicado é a utilização de filtro solar com fator maior que FPS 30, e proteção como, óculos de sol e bonés.

5. Evite fumar
Um simples cigarro contém mais de 4.720 substâncias químicas, entre elas, aproximadamente 400 são tóxicas e outras 43 são reconhecidas por provocarem câncer. Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS – o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo.

Além das dicas, é necessário consultar um médico regularmente e realizar exames preventivos.